segunda-feira, 4 de junho de 2012

Respirando ar puro...

O contato com a natureza para mim sempre foi renovador... Recarrega as energias e tranquiliza a alma... Um lugar que eu encontro essa paz é o Jardim Botânico http://www.jbrj.gov.br/). Local ideal para passear, conversar, ler um bom livro, fotografar, ou até mesmo não fazer nada... 


Além de ser encantador por sua beleza, o Jardim Botânico faz parte da história da cidade... Criado em 1808 pelo Príncipe Regente Dom João, foi chamado de Jardim de Aclimação. Esse nome foi dado, pois sua finalidade era adaptar as especiarias oriundas da Índia, principalmente canela, pimenta do reino e noz-moscada. 

As primeiras plantas que chegaram no Real Horto, nome dado posteriormente ao local, eram provenientes do Jardim La Pamplemousse situado nas Ilhas Maurício (ilha africana localizada no Oceano Índico, próxima à Madagascar). 


Já as famosas palmeiras imperiais da aleia principal do Jardim, símbolo do parque, começaram a ser plantadas posteriormente, em 1842.

Esse privilégio da realeza somente foi aberto para visitação do público em 1822, ou seja, com a proclamação da Independência do Brasil. 

Em 1890, um ano após a proclamação da República, o lugar passou a ser chamado de Jardim Botânico e, desde 1998, é denominado Instituto de Pesquisa Jardim Botânico pelo reconhecimento de sua importância científica. 

Respirar história... respirar ar puro... 


O parque fica aberto aos visitantes de segunda a domingo, durante todos os dias do ano, excetuando-se 25 de dezembro, 1 de janeiro e momentos específicos adotados pela Presidência do Instituto. O horário normal de visitação é das 8h às 17h, com prorrogação de uma hora para o fechamento das bilheterias no período de horário de verão. O ingresso é seis reais, mas criança até 7 anos e maiores de 60 não pagam.


Outra atividade para se fazer no Jardim Botânico é tomar um gostoso café da manhã... Mas isso eu conto depois... hahaha (cenas dos próximos capítulos!!)  



Um comentário: