terça-feira, 24 de julho de 2012

Fazenda São Luiz da Boa Sorte

A fazenda que eu visitei no sábado passado, São Luiz da Boa Sorte (http://www.fazendasaoluizdaboasorte.com.br/site/), fica localizada no município de Vassouras, a cidade Imperial. Ela se originou da união de duas fazendas, a São Luiz e a Boa Sorte, em 1835. A São Luiz pertencia a Paulo Gomes Ribeiro de Avelar e a Boa Sorte era de Quintiliano Gomes Ribeiro de Avelar, irmãos que pertenciam a uma das famílias fundadoras do Vale do Café. Com a morte de Quintiliano, Paulo (Barão de São Luis) se casou com sua cunhada, Feliciana José de Carvalho, e juntou as duas fazendas.     
Apesar do Vale do Café ter sido uma região muito importante para a economia do Brasil na década de 1860 (produzia 75% do café consumido no mundo), ela teve seu período de decadência... Nessa fase a casa da propriedade desse lugar cheio de história foi transformada em um curral... Uma pena...
Mas a fazenda passou por uma grande restauração feita pelo arquiteto João Reis. Segundo o guia da visitação, o projeto teve poucas interferências no padrão arquitetônico original. Tecnicamente eu não posso confirmar, só sei que a casa ficou linda!!   
Durante a visita eu fiquei encantada com a mesa da sala de jantar... Ela estava delicadamente arrumada... Um charme...  
Depois do concerto (vou comentar sobre ele no próximo post!!), que aconteceu no haras da fazenda, ainda deu tempo de visitar a capela São Luis erguida em devoção do Barão de São Luis à São Luis de França (o Luis IX de França). 
A visitação não acontece apenas no período do festival do Vale do Café. Há visitas com lanche imperial (40 reais) ou com almoço mineiro de fazenda (70 reais) em qualquer época... É só agendar. Está tudo no site da fazenda!!
Para quem gostou da sugestão o endereço é Rodovia Lúcio Meira (BR 393) Km 210. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário